Partes das plantas e suas funções
As plantas anuais completam seu ciclo de vida (crescer da semente, florescer, produzir mais sementes e morrer) em um ano e produzem mais flores no verão. Já as bienais levam dois anos para completar o ciclo de vida e, grande parte das vezes, florescem no final da primavera, antes das anuais. As plantas xerófitas, como os cactos e suculentas, só crescem em condições de seca.
Deverá, então, explicar que nem todas as árvores/plantas possuem todas as partes. Algumas não possuem flores, outras não possuem frutos e nem folhas. As plantas/ árvores que possuem todas as partes (raiz, caule, flor, fruto, folha, semente) são chamadas de “plantas completas”.
Amazônia já perdeu mais de 2 mil campos de futebol por dia de floresta em 2022, maior devastação …
Com as ilustrações prontas e recortadas, os alunos, com o auxílio do professor, montarão um painel, compondo uma planta completa. Cada grupo colará no painel a parte da planta que ilustrou/confeccionou. Ao longo da evolução da vida no planeta, os vertebrados e microrganismos co-evoluíram. Existem trilhões de microrganismos que habitam o corpo humano, dentre eles, fungos, bactérias, vírus, etc. Eles se encontram em nossa boca, estômago, intestino, nos tratos respiratórios e urinários, externamente na pele e nos olhos.
Por outro lado, as plantas fixam o carbono da atmosfera em seus organismos , pois consomem CO 2 atmosférico, que se acumulado aumentaria o efeito estufa e a temperatura global, pois bloqueiam a radiação de calor fora do planeta. Vistas dessa forma, as plantas são o mecanismo de resfriamento do planeta . As plantas são essenciais para a vida do planeta como o conhecemos, pois são responsáveis pela flor carnivora oxigenação da atmosfera , sem a qual os organismos que respiramos sufocariam. Enquanto realizam tudo isso, as plantas ainda absorvem dióxido de carbono, um importante gás do efeito estufa, através da fotossíntese. Outra característica do fruto é a presença de um tecido carnoso que desperta interesse alimentar e auxiliar a sua dispersão através de animais que o comem e espalham as sementes.
E as epífitas crescem na superfície de outras plantas, mas sem parasitagem, como as orquídeas. As hidrófitas são plantas aquáticas que crescem apenas em água e podem ser do tipo submersa, emergente ou flutuante. Lótus, erva-do-mar e jacinto-de-água são plantas hidrófitas. Carófitas são algas verdes que possuem células com cloroplastos e paredes celulares contendo celulose, como as plantas. Isso significa que elas se distinguem por suas paredes celulares que contêm celulose, cloroplastos que realizam a fotossíntese e um vacúolo central que retém água. Em seguida, forma-se uma semente (óvulo fecundado) e em torno dela um fruto de algum tipo, que contém o embrião pronto para um novo indivíduo germinar, quando as condições externas são favoráveis.
A importância de praticar a coleta de resíduos
E a partir de hoje vamos olhar as plantas à nossa volta de uma forma bem diferente. As raízes são essenciais para a fixação da planta, como em lugares aquáticos ondes plantas flutuantes utilizam as raízes para se fixarem na encosta ou fundo do rio. As plantas se reproduzem sexualmente e assexuadamente, mas seus mecanismos exatos para isso geralmente dependem da espécie . Cubra a planta e o vaso com o saco plástico transparente e amarre o lado de sua abertura com um elástico, de modo que nenhum ar pode escapar.
Algumas plantas, por exemplo, apresentam tamanho de poucos centímetros, como os musgos, enquanto outras, como a sequoia, podem atingir mais de 80 metros de altura. Além da diferença de tamanho, esses seres vivos diferenciam-se pela presença ou não de tecidos condutores, pela presença ou não de flores, pelas diferenças entre suas cores, e por outras características. As briófitas são plantas terrestres não vasculares, ou seja, elas não possuem tecido vascular que transporta água e nutrientes. Elas possuem partes que apenas se parecem com raízes, caules e folhas, mas não são de fato.
Cerca 68% das plantas estão ameaçadas de extinção
O primeiro estrato é o mais próximo do solo, onde as gramíneas crescem até uma altura baixa. Mais acima estão os arbustos, na segunda camada, já dotados de fuste firme e suspensos acima do solo. Acima deles está a terceira camada, composta por árvores que estão vários metros acima do solo. Nesse artigo você confere uma reflexão sobre a enorme importância das plantas. Plantas ou vegetais são organismos vivos que se destacam por serem multicelulares, eucariontes, e que realizam fotossíntese em sua grande maioria. Segundo uma pesquisa, o estresse térmico está afetando negativamente as plantas.
Leave a reply