Golpe no Mercado Livre: como evitar e vender de forma segura
Caso você não despache seus produtos pelo Mercado Envios, não deixe de guardar todos os comprovantes das suas vendas. Por último, acesse sua conta do Mercado Pago e veja se a transação consta na seção ‘Atividade’. Nunca envie um produto antes de confirmar se o seu pagamento foi aprovado no Mercado Pago. Dicas do mundo virtual para se tornar real – Informações e recursos de Marketing para Influenciadores.
Caso o produto seja diferente do anunciado, é possível solicitar a devolução ou a troca pelo Mercado Livre, que oferece a garantia de satisfação. Ao usar diferentes métodos de verificação, você pode confirmar se realmente é você quem está fazendo login em um novo dispositivo ou alterando seus dados pessoais. Além de facilitar a gestão da logística das suas vendas, o Mercado Envios se encarrega de coletar, armazenar e enviar o seu produto. Porém, é preciso se atentar diariamente para não cair em armadilhas, principalmente se você ainda não tem muita experiência no site.
Usando muita lábia e caprichando na fraude de e-mails, eles conseguem fazer com que os vendedores mandem os produtos por Correio sem que paguem um centavo por isso. Um quinto golpe muito comum no Mercado Livre é o de pedido cancelado, que consiste em enviar aos compradores uma mensagem falsa, que informa que o pedido foi cancelado e que é preciso fazer um novo pagamento para reativá-lo. Esse golpe pode ocorrer por meio de mensagens falsas, que se passam pelo Mercado Livre ou pelo vendedor, ou por meio de vendedores falsos, que cancelam o pedido após receber o pagamento. Para se proteger desse tipo de golpe, é preciso recusar sempre qualquer pedido de pagamento fora da plataforma do Mercado Livre, que é a única forma segura e garantida de realizar a compra.
Contudo, é importante registrar um boletim de ocorrência, fornecendo o máximo de informações possíveis para ajudar na identificação do criminoso. Por isso, caso esteja passando por alguma situação neste sentido, procure uma delegacia especializada em crimes de informática. Outro ponto de extrema importância, segundo o especialista, é realizar toda a operação dentro da plataforma. Assim como destacou o Mercado Livre na nota enviada ao TechTudo, o vendedor não deve informar o e-mail ou o número do WhatsApp sob nenhuma hipótese. Além disso, Affonso alerta que não se deve clicar em links suspeitos, observando a URL com bastante atenção. Conta que foi enganada pela semelhança entre o conteúdo do e-mail falso e do verdadeiro.
Janela anônima do Google finalmente será anônima? Entenda o caso
Quando o pagamento é efetuado pelo Mercado Pago, o dinheiro é monitorado 24 horas por dia. Ao notar que o pagamento está aprovado, isso quer dizer que você pode enviar o produto sem medo. Além disso, ao solicitar a retirada do dinheiro para a sua conta bancária, será pedida uma segunda senha para garantir que a transação foi solicitada por você. Por fim, é fundamental denunciar qualquer atividade suspeita às plataformas e autoridades competentes. Isso contribui para a criação de um ambiente virtual mais seguro e ajuda a proteger outros usuários contra fraudes.
Afinal, a alta popularidade do marketplace também atrai golpistas, prontos para tirar proveito de quem vende honestamente na plataforma. O cibercriminoso pode se apresentar como vendedor de um produto de grande valor e de alta demanda (consoles de última geração, celulares, computadores, entre outros) por preços atrativos e baixos, supostamente com ampla disponibilidade. Além do e-mail, hoje em dia são comuns as campanhas que circulam pelo WhatsApp, onde diferentes desculpas são utilizadas para despertar o interesse de potenciais vítimas.
A conversa volta para o chat, em que inicia uma negociação de envio para entregas urgentes. Uma das ameaças mais frequentes aos consumidores na internet são os e-mails fraudulentos enviados pela tática de phishing. Isso porque nesse golpe os criminosos enviam e-mails como se fossem de empresas conhecidas, utilizando logomarca, layout e até contatos originais para simular legitimidade. Evite clicar em links que cheguem por e-mail ou mensagem direta, assim como preencher cadastros ou baixar aplicativos. Códigos também não devem ser fornecidos a supostos atendentes em hipótese alguma, enquanto nas chamadas, o ideal é evitar prestar informações. Caso desconfie que o contato é legítimo, busque a página de suporte do Mercado Livre, por onde contatos oficiais podem ser realizados.
Como fazer para evitar golpes no Mercado Livre
A recomendação da própria plataforma é que os usuários evitem contatos e negociações diretas com os vendedores, não trocando e-mails ou telefone e preferindo a ferramenta de chat e os espaços para perguntas do próprio Mercado Livre. Assim, há um controle e também proteção total sobre o resultado Cupom Mercado Livre das transações, enquanto a plataforma não se responsabiliza por entregas diretas, em mãos, ou transferências feitas de forma particular entre compradores e vendedores. O Mercado Livre é um dos maiores sites de e-commerce do Brasil e, como tal, também um local visado por golpistas e criminosos.
Criminosos recebem produtos sem pagar após convencerem vendedores de que transação foi realizada usando e-mails falsos
Eles efetivamente recebem os produtos, mas alegam defeito e, ao devolverem o item, o fazem de forma fraudada, na tentativa de reaver o valor pago enquanto ficam também com o artigo. De novo, usar os meios ideais, indicados pelo Mercado Livre, é a melhor maneira de garantir uma compra segura. Outro fator que deve ser levado em consideração para evitar golpe no Mercado Livre é o envio do produto até o destino final. Caso não esteja disponível, é fundamental ter um código de rastreamento associado ao pedido, independente do método de envio. O golpe no Mercado Livre costuma ser aplicado por um comprador mal-intencionado que abre uma reclamação no canal de vendas a respeito da compra feita.
A intenção das chamadas falsas geralmente é roubar os dados do varejista para ter acesso à conta dele no marketplace. Para evitar suspeitas da vítima, o cibercriminoso solicita esse pagamento através do Mercado Pago, argumentando que os processos estão assim associados, o que é falso. Ao receber e-mail do Mercado Livre, verifique se o domínio é @mercadolivre.com.br. A empresa afirma que nunca envia mensagens em e-mails @gmail, @hotmail ou @yahoo. Certifique-se também de que o e-mail remete para o site oficial, ou seja, mercadolivre.com, conferindo letra a letra, pois a troca de uma letra pode confundir a vítima.