Cirurgia Plástica e Pós-Bariátrica Quantos quilos vou emagrecer com a lipoaspiração?
No nosso site, você encontra tanto a especialidade de Cirurgia Plástica quanto os exames citados, bem como outros procedimentos no catálogo de serviços. O resultado será aparente quando o inchaço e retenção de líquido diminuir. Porém, após a recuperação, cerca de 3 a 5 kg de gordura podem ser eliminados. Em seguida, um tubo oco (cânula) é inserido para soltar o excesso de gordura por meio de um controlador de movimento de vaivém. A gordura descolada é retirada por meio de um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
Embora sua eliminação possa melhorar a aparência, ela não tem impacto direto em condições médicas relacionadas ao excesso de gordura visceral, como diabetes, colesterol alto e hipertensão. A gordura visceral, localizada ao redor dos órgãos, é a que mais influencia no metabolismo e nos riscos cardiovasculares. Apesar de atrair quem busca resultados rápidos na eliminação de gordura localizada, a hidrolipo não é isenta de riscos.
O que você precisa saber sobre a cirurgia de lipoaspiração
Se você quer entender mais sobre esse procedimento, seu pós-operatório e quais são os tipos existentes, continue acompanhando este conteúdo. O processo começa com a aplicação de uma solução composta por soro fisiológico, anestésico local e adrenalina, que é injetada na área a ser tratada. Essa solução amolece a gordura, facilitando sua aspiração por meio de cânulas. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), pode-se ter um resultado bastante natural. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia, o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.
A maioria das pessoas pode realizar uma lipoaspiração, mas há algumas recomendações para um melhor resultado. Inicialmente preciso enfatizar que cada caso deverá ser avaliado ponderando as características físicas de cada paciente, seu peso corporal, reservas de ferro no organismo e preparo pré-operatório. Além disso, cirurgias associadas e a possibilidade de realização de (auto) transfusão sanguínea no final do procedimento também alteram o volume possível de ser retirado. O cirurgião plástico deve avaliar cuidadosamente o paciente antes da cirurgia e definir o plano cirúrgico mais adequado para atingir os resultados desejados com segurança e naturalidade.
Vale salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, quadril e coxas. Assim é que, a cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, aquele excesso retirado nas áreas devidas sempre proporcionará uma melhor evolução mesmo que você venha a ganhar certo peso. Após realizar os exames solicitados pelo médico, é necessário levar os resultados para avaliação do especialista e caso esteja tudo dentro dos conformes, a paciente é liberada para realizar a cirurgia de lipoaspiração.
Sendo assim, um paciente de 70kg pode retirar no máximo 4.900 ml (7%) de lipoaspirado. Essa cirurgia é indicada apenas para mulheres ou homens adultos que têm um peso corporal estável, e não conseguem eliminar completamente o excesso de gordura em determinadas áreas do corpo com a dieta e os exercícios físicos. Lipoaspiração é uma cirurgia estética indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como abdômen, coxas, flancos, costas ou braços, por exemplo, ajudando a melhorar o contorno do corpo. As pessoas que estão acima do peso devem iniciar um plano regular de exercícios físicos e adotar hábitos de alimentação saudáveis antes da cirurgia. Afinal, a lipoaspiração retira apenas de 5 a 7% do peso corporal em gordura.
E quais são os riscos?
Para entrar em contato, basta clicar no botão do WhatsApp ou nos telefones que estão no nosso site. Agende já a sua avaliação e venha realizar o seu sonho de ter um corpo mais bonito e harmonioso. Como o local costuma ficar inchado e dolorido, o uso de cinta ou bandagens elásticas ajudam bastante nessa etapa. A drenagem linfática, analgésicos e antibióticos também devem ser administrados de acordo com recomendação médica e as incisões devem ser higienizadas corretamente.
Como é a dor do pós-operatório?
Essa técnica utiliza a radiação do ultrassom para quebrar as células de gordura do tecido adiposo, facilitando a retirada da gordura excedente, com menos traumas ao corpo. As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.
Trata-se de uma cirurgia com custo médio a elevado quando feita dentro dos padrões e normas de segurança estabelecidas pelo CFM e pela SBCP. Portanto, desconfie quando o valor for muito abaixo da média do mercado. A Lipoaspiração ou Lipossucção é uma das cirurgias mais realizadas no lipoaspiração Brasil. Consiste na aspiração da gordura subcutânea (abaixo da pele) através de cânulas especiais pra retirar o excesso de gordura localizada. Assim, o cirurgião plástico consegue moldar os contornos do corpo esculpindo-o.
Entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso. Boa parte dessas complicações podem ser evitadas ou atenuadas se a cirurgia for realizada em ambiente hospitalar, por uma equipe médica experiente e seguindo todas as recomendações médicas à risca no pós-operatório. Caso você queira se aprofundar mais no assunto, explicamos melhor neste outro conteúdo sobre os possíveis riscos da lipoaspiração. O processo de recuperação da lipoaspiração varia bastante de paciente para paciente. Mas no geral, é orientado aproximadamente 15 dias de repouso absoluto, praticando os cuidados do pós-operatório prescritos pelo médico-cirurgião.
Por consequência, a cirurgia não impede que novas células de gordura surjam. O mesmo pode acontecer caso o paciente emagreça, por isso é importante manter o peso ideal. Apesar de toda seriedade e cuidado na produção do conteúdo (textos, imagens e vídeos) deste site, ele tem caráter ilustrativo e seu objetivo é apresentar as especialidades do médico cirurgião plástico Dr André Araújo. Portanto, este conteúdo não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou autotratamento.
O médico precisa, obrigatoriamente, ter formação em Cirurgia Plástica com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina. O cirurgião plástico foi treinado de acordo com os critérios estabelecidos por serviços credenciados da SBCP e possui condição técnica específica para realizar uma lipoaspiração. Ao escolher seu médico, cheque as credenciais dele junto a estes órgãos e avalie se há processos por erros médicos. Em seguida, um dispositivo de sucção é conectado à cânula, e a gordura é aspirada para fora do corpo. A gordura retirada na lipoaspiração não volta após o procedimento, pois quando as células de gordura são aspiradas, não é possível que elas se multipliquem.