COMO OS DESENHOS ANIMADOS PODEM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
Existem alguns desenhos, por exemplo, que incitam a violência, o consumo desenfreado de produtos, a questão da vaidade exagerada, tirar vantagem das demais pessoas, hábitos prejudiciais à alimentação e o bullying. Muitos desses aspectos negativos podem exercer ideais ruins, e a tendência na infância é a cópia de ações tidas pelos pequenos como boas. Durante a infância, são construídas as características básicas da personalidade de todos os seres humanos. Tudo vai fazendo sentido aos poucos, e, como em um passe de mágica, o conhecimento vai se ampliando de forma natural. Da mesma forma, devemos destacar o papel de toda a família de diretores, roteiristas, Desenhos YouTube educadores, distribuidores e pais, em um esforço conjunto para remover as animações inapropriadas ou reforçar comportamentos que não queremos que os pequenos reproduzam. Além disso, graças às plataformas de pagamento, uma criança pode ver desenhos a qualquer momento.
O mesmo acontece com o desenho, que vai evoluindo e se modificando de acordo com o desenvolvimento da criança. No desenho, as crianças criam um mundo próprio usando como base o que veem durante o dia e dão significado para objetos e sentimentos através de suas representações. Constroem universos próprios e expressam formas, cores e texturas que as interessam ou as incomodam.
O desenho pode retratar a forma como a criança enxerga o mundo e os acontecimentos que ela vivencia. Também pode representar seus desejos e interesses, que é uma forma de comunicação.Além disso, quando adultos estão observando ou participando ativamente da atividade, o diálogo traz novos vocabulários e reforça a forma correta da fala. Nestes mundos as crianças podem se dar ao luxo de errar para avaliar o resultado, sem medo de punição que agregue sofrimento. Essas etapas do desenvolvimento infantil devem ser vivenciadas pelas crianças, fase a fase, senão pode haver uma lacuna no desenvolvimento que, mais tarde, precisará ser trabalhada.
Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade. Em seus desenhos a criança retrata sua experimentação no mundo, suas relações pessoais, seu contexto sociocultural. Ao desenhar, ela estreita seu conhecimento de que é um sujeito social, com direitos e deveres e começa a entender os acontecimentos da sua vida e o que acontece à sua volta. Através dos desenhos, as crianças podem extravasar suas emoções como a alegria, tristeza, medo, angústia, inseguranças e até mesmo sentimentos que elas ainda não entendem ou não sabem expressar. À medida que cresce, ela cria outros mecanismos para expor suas emoções, porém, quando muito pequenas, o desenho é uma ferramenta de reações emocionais, já que ainda não podem se expressar pela oralidade ou pela escrita. À medida em que a criança começa a ter uma melhor noção do próprio corpo, o desenho se torna mais completo, com acréscimo de detalhes como orelhas e dedos.
Dessa forma, o desenho infantil pode emergir como uma atividade molar que faz o elo de representação das relações de reciprocidade dos sentimentos afetivo positivo e equilíbrio de poder e de outras vivências significativas para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Segundo Derdyk, (1994) todos os indivíduos de diferentes origens e valores sociais têm no desenho uma indispensável e importante ferramenta para a comunicação. As artes visuais desenvolvem habilidades de observação, senso crítico e percepção visual, beneficiam o desenvolvimento da coordenação motora fina, representam um meio de expor ideias e emoções e despertam a criatividade e a imaginação, só para citar alguns de seus benefícios para as crianças. Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.
Desenvolve a criatividade
Através dessa prática, as crianças não apenas expressam sua criatividade e imaginação, mas também desenvolvem habilidades essenciais que serão úteis em diversas áreas da vida. Ao incentivar e valorizar a prática do desenho, criamos um ambiente que promove o crescimento saudável e completo das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo ao seu redor e descobrir suas capacidades. Na série Eu Amo Aprender, as crianças têm contato com muitas músicas, com as quais aprendem e se divertem! Assim, os episódios incentivam a coordenação motora, a criatividade, o ritmo, a expressão artística e a imaginação. Eles podem ser um auxiliar para o desenvolvimento infantil, ajudando as crianças no aprendizado diário e, também, ajudam a torná-la socialmente conscientes, ajudando ficarem mais confiantes e felizes.
Autoconhecimento e Relação com o Mundo
A violência é um dos aspectos mais relevantes e preocupantes apresentados nos desenhos animados . Qual, eles usam em vários casos, como o caminho para alcançar o objetivo que o protagonista deseja. Esse aspecto pode incluir cenas de destruição ou lesões físicas ou psicológicas em pessoas, coisas ou animais. Alguns programas de televisão especializados para crianças constituem magníficos motivos para a aprendizagem. Pelo contrário, outros programas projetam um conceito errado de vida e situações , sem levar em consideração as características mencionadas. Espera-se também que estas leituras forneçam base para facilitar o ensino-aprendizagem, contribuindo assim para que os envolvidos no processo ampliem sua capacidade perceptiva, cognitiva, assim como o seu fazer e pensar artístico e estético.
Bônus: Manual do Mundo
É natural que os pequenos, depois de começarem a assistir a um desenho animado comecem a agir de forma parecida com seu personagem preferido. Desta forma, especialista em pedagogia e educação infantil recomendam que os pais e os educadores estejam atentos a verificarem se os desenhos assistidos pelas crianças são considerados educativos, ou seja, se eles apresentam como tema central valores importantes a serem desenvolvidos, como ética, solidariedade, preservação do meio ambiente e diálogo, além de estarem adequado à sua faixa etária daquela criança. À medida que vão crescendo, conseguem limitar melhor seus movimentos, externando com mais precisão o que estiverem sentindo ou imaginando.
A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. O Desenho auxilia no desenvolvimento da motricidade, interação social, ajudando o aluno interagir dentro do meio escolar, e também o capacitando para relacionamentos no seu meio social. Com atividades coletivas, o desenho estimula uma cooperação entre os alunos, trabalhando também com a timidez.
Propor desenhar objetos da casa, preencher os espaços com cores e observar os detalhes pode tornar essa atividade ainda mais instigante para a criança. Fazer um desenho transforma o objeto que está à frente da criança, seja um papel, seja a parede da casa dos pais. E quando a criança faz isso, percebe suas capacidades, como a autonomia.Normalmente, elas começam querendo repetir os pais, irmãos ou responsáveis que desenham ou escrevem para diverti-las. E isso pode acontecer desde os primeiros 24 meses de vida, em que, apesar de não terem formatos claros, os rabiscos são cheios de significados para os pequenos. Assim o desenho infantil passa a ser visto como algo primordial e importante para o desenvolvimento cognitivo, tornando-se indispensável seu estudo e inclusão no cotidiano estudantil.
Grande parte dos desenhos animados tem como objetivo representar situações cotidianas que a criança habitualmente vivencia — desde um encontro com um coleguinha na escola até o momento do jantar com os pais em casa. Ao ver, nos desenhos, como os personagens se comportam e aprendem lições com outros protagonistas mais velhos, se torna mais fácil para a criança ter seus primeiros entendimentos sobre moral, senso crítico, noção de certo e errado e de bem e mal, além de alertar para consequências de atitudes consideradas inadequadas. “Esse papel é especialmente importante, pois atinge a criança no período da consolidação de valores de forma a ter influência direta na maneira como ela vai enxergar, mapear e marcar sua posição no mundo”, avalia Thelma. Ao desenhar em ambientes compartilhados, como salas de aula ou grupos de arte, as crianças aprendem a colaborar, dividir materiais e respeitar o espaço e as criações dos colegas. A troca de ideias e a interação durante atividades de desenho promovem habilidades como comunicação, empatia e cooperação. Além disso, ao apresentar seus desenhos para outras pessoas, as crianças desenvolvem confiança para expressar seus pensamentos e sentimentos em público, o que contribui para um melhor desempenho em situações sociais.
Quando as crianças estão na primeira infância, existe a preocupação de como esclarecer algumas conjunturas do mundo de forma lúdica e preocupando-se com a educação, saúde e diversão dos pequenos. Portanto, a violência apresentada nesses programas tem impacto no nível cognitivo, afetivo e comportamental. Isso se deve ao fato de a maioria das crianças tender a imitar as ações desenvolvidas pelos personagens de seus desenhos animados favoritos. Os meios eletrônicos e de comunicação tornaram-se ferramentas fundamentais para o funcionamento da sociedade atual. Entre esses meios, está a televisão que influencia crianças e adolescentes através de desenhos animados .