Documentos digitais para ter no celular e não mais na carteira
Depois disso será preciso informar o número de celular, e a CNH estará disponível no app. A ferramenta de assinatura digital do Acrobat usa a tecnologia do Acrobat Sign para garantir que contratos sejam assinados com segurança. Você gerencia todo o processo de assinatura de documentos importantes.
Além de fornecer informações sobre sua situação eleitoral, este aplicativo permite que você tenha seu título de eleitor à mão sempre que necessário. O e-Título está disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store. A CIN poderá ser emitida em papel e também ficará disponível na versão digital. As pessoas que tiverem o documento impresso já podem acessar o app gov.br para emitir a CIN em formato digital.
Quem comprou um carro depois de 4 de janeiro já não tem o papel necessário para realizar a transferência do veículo. Assim, deixou de existir o documento impresso em papel-moeda verde e emitido pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de cada estado. Escolha se a segunda via da certidão de nascimento será enviada por email ou impressa em papel oficial. Essa segunda opção será enviada pelos Correios ou poderá ser retirada em cartório. Para isso, você precisará colocar dados como nome completo, data de nascimento, celular, email, entre outros.
Vantagens de ter documentos digitais no celular
Nos dias de hoje, a tecnologia nos proporciona uma maneira mais conveniente e eficiente de lidar com documentos. A maioria dos documentos importantes agora tem suas versões digitais, que podem ser armazenadas e acessadas facilmente por meio de aplicativos específicos. A identidade virtual é disponibilizada pela internet, com tecnologia de reconhecimento facial, por meio de um aplicativo de celular. Desde que o aplicativo RG Digital foi lançado, na última terça-feira (11), a Polícia Civil já emitiu mais de 83 mil documentos.
Desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, a novidade substitui o documento físico. A plataforma reúne informações úteis sobre quitação eleitoral, zonas de votação, cadastramento biométrico e emissão de certidão de quitação. Caso o eleitor não tenha feito o cadastro biométrico em uma zona eleitoral, será necessário apresentar um documento oficial com foto quando for usar o e-Título.
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital)
Além da multa, o motorista ganha 3 pontos na carteira e o veículo pode ficar retido até a apresentação do documento devidamente regularizado. Apesar das mudanças do físico para o virtual, é importante ressaltar para quem ainda possui CRLV ou DUT de papel que tais certidao de testamento documentos permanecem válidos. Com ela, o vendedor se protege de possíveis multas tomadas pelo comprador que não completou a transferência.Sem isso, as infrações vão para o último motorista responsável pelo veículo registrado. Ele terá o mesmo valor legal e, assim como o digital, será autenticado por meio de um QR Code que está vinculado ao CRLV. É uma opção interessante para se precaver caso o celular fique sem bateria, por exemplo. O mais simples é por meio do aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados.
Além disso, também é possível fazer uma exportação do documento em PDF. Vale lembrar que, a princípio, o processo era parcialmente digital, pois exigia a presença do motorista ao posto do Denatran para validar o registro. RG Digital também é opção para pais terem no celular documento oficial de filhos. Em São Paulo, a versão digital está disponível para quem tem documento impresso emitido a partir de 2014. As versões digitais estão disponíveis logo após a emissão do documento físico. Alguns documentos precisam ser acessados por seus próprios aplicativos, como é o caso do e-Título, app do Título de Eleitor.
Para fazer a validação de veracidade da impressão, o motorista deve baixar o aplicativo Vio, disponível na Google Play e App Store. Com ele, é possível fazer a leitura do código QR e comprovar que está tudo certo. Caso ainda não possua um título de eleitor, o TSE permite sua solicitação site do tribunal, através da plataforma Título NET.
Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.2. Em seguida, adicionar o CRLV-e digital, informando o número do RENAVAM e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). I. Abra o app usando a sua conta pessoal (se ainda não tiver o cadastro feito, registre-se no site do Governo Federal);II. Desde 2019 a contratação da maior parte dos trabalhadores não precisa ser registrada em meio físico. Sendo assim, a CTPS digital serve para acompanhar o contrato de trabalho e visualizar informações da vida laboral, tendo o mesmo valor da versão impressa.
Solicitar assinatura digital
O CRLV-e digital poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo sem acesso à internet e pode ser compartilhado com até cinco pessoas. Também é possível ter mais de um CRLV-e eletrônico no mesmo smartphone. Para quem ainda não tem a CIN, o melhor documento para ter no celular é a CNH digital, por ter foto, RG e CPF.
A autenticação de documentos pela internet pode ser feita pela plataforma e-notariado, da Central Notarial de Certificação Digital (Cenad). A Carteira de Trabalho é um documento fundamental para quem busca emprego ou precisa comprovar experiência profissional. A versão digital da Carteira de Trabalho, conhecida como CTPS Digital, está disponível para download na Play Store e na Apple Store. A digitalização de documentos não apenas alivia o peso da carteira, mas também reduz o risco de perdê-los, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, já que diminui a necessidade de papel. Para sua conveniência, listamos a seguir alguns dos documentos mais comuns que podem ser armazenados digitalmente em seu smartphone.
E integrações de terceiros podem aumentar a eficiência de fluxos de trabalho de documentos. Ter a versão digital do seu CPF no seu smartphone é uma ótima maneira de garantir que você tenha acesso a ele sempre que necessário. O aplicativo da Receita Federal disponibiliza essa funcionalidade tanto na Play Store quanto na Apple Store. Em outros estados, é preciso acessar o site Gov.BR e inserir seu login e senha na plataforma. Depois, acesse a aba “Meus documentos” e confira a versão digital do RG.