Intervenções em Psicanálise

Consequentemente, os transtornos mentais seriam resultado tanto de um relacionamento defeituoso com a mãe quanto de um ambiente desfavorável. A grande contribuição de Freud foi demonstrar que o “indivíduo” é, na verdade, dividido. Em seu Dicionário, Laplanche & Pontalis definem um conceito como o mais importante para a Psicanálise. Ou seja, sem este conceito, a Psicanálise não seria tão relevante e diferenciada em relação a outras linhas de pensamento. Em síntese, podemos dizer que no nível pré-consciente estão fatos como aqueles da memória que podemos trazer ao consciente ao reviver uma lembrança. Já os eventos mais profundamente recalcados no nível inconsciente não seriam da mesma forma tão facilmente acessíveis ao consciente por não estarem no pré-consciente.

Ainda que não seja um nicho obscuro no meio do cérebro, o inconsciente talvez seja a noção mais impactante e atual do médico judeu vienense. Mas Pasternak e Orsi consideram que seus seguidores ainda se baseiam quase exclusivamente nessa tática em defesa da escola. Contrariando a expressão clássica, para os autores, Freud não explica nada.

Conheça as diferenças entre a psicanálise freudiana, junguiana, cognitivo-comportamental, entre outras.

Ou seja, neste nível, compreendemos a psicanálise como ferramenta de pesquisa nas ciências. Um dos tipos mais importantes de psicanálise focada no desenvolvimento das crianças, um conceito muito importante para o autor é a fantasia inconsciente, entendida como a expressão dos desejos e instintos que existem desde o início da vida . Essas fantasias são o que direcionam o comportamento da criança e permitem que ela entenda sua atitude e maneira de agir. A psicanálise, também conhecida como “terapia da fala”, é um tipo de tratamento baseado nas teorias de Sigmund Freud, frequentemente chamado de “pai da psicanálise”. Freud desenvolveu essa modalidade de tratamento para pacientes que não respondiam aos tratamentos psicológicos ou médicos disponíveis em seu tempo.

Porém tenho procurado ajuda pois tenho certeza que minha mente não é normal ainda que não sei como ter uma mente normal. Ainda assim, muitas pessoas continuadamente buscam esta terapia em momentos mais críticos ou com menor afligimento. Nenhuma questão está afastada de todas as demais, tudo faz parte de um processo integral. Na verdade, a psicanálise sempre será recomendável todas as vezes em que a pessoa procurar atenuar qualquer forma de ansiedade e dificuldade, mental ou emocional. A subjetividade inerente a todos nós parece se impor como um limite a pretensões objetivas.

Quais tipos de psicanálise?

A psicanálise dura para sempre

Para compreendê-la por completo, precisamos conhecer os seus fundamentos básicos. Ou seja, o sofrimento de hoje tem ligação com fatores inconscientes impossíveis de serem percebidos pelo indivíduo. Por essa razão, as pessoas sofrem por muito tempo com condutas e pensamentos autodestrutivos sem se darem conta de que são as principais responsáveis por eles.

Os conceitos fundamentais da psicanálise

Na psicanálise, a libido refere-se à energia ou força vital que impulsiona todo o comportamento humano, não apenas as paixões sexuais. Embora a luxúria geralmente conduza o comportamento, não é o motivador de todas as ações. A psicanálise se concentra em muitos outros aspectos da experiência que impulsionam o comportamento. A questão das intervenções psicanalíticas, ou intervenções que o método interpretativo possibilita, toma nesta vertente reflexiva uma conotação técnica. O desafiador da proposta da Revista, parece-me, é possibilitarmo-nos flexibilidade, no âmbito das instituições oficias da IPA, para pensarmos numa extensão da clínica padrão, mesmo para a clínica de consultório.

Para ele, a psicanálise podia ser “uma metafísica psicológica interessante, mas nunca foi ciência”. Em alguns casos, também é necessário que o paciente consulte um psiquiatra para averiguar a necessidade de ingestão de medicamentos. A psiquiatria e a psicologia comumente se completamente no tratamento da ansiedade generalizada, depressão, síndrome do pânico, transtornos da bipolaridade, entre outros. Às tendências sexuais, Freud deu o nome de ‘libido’ e elencou cinco fases do desenvolvimento psicossexual. Caso uma ou mais fases apresentassem deficits durante o processo de crescimento do indivíduo, a consequência seria o aparecimento de distúrbios psíquicos. O primeiro diz respeito à nossa consciência, ou seja, a maneira como agimos, pensamos, falamos e sentimos no dia a dia.

Além disso, nessa teoria, o aparato psíquico é configurado por três elementos principais, chamados eu e superego . Enquanto o id é a parte instintiva e impulsiva que dita o que queremos e que geralmente age em um nível inconsciente, o superego é a parte da nossa psique que observa a moralidade do comportamento e procura torná-lo sediado Curso de Psicanálise Clinica de maneira responsável. Finalmente, o eu seria responsável por tornar os desejos do id dentro do que o superego considera aceitável, usando vários mecanismos de defesa para mediar entre desejos e realidade. Interpretação — O psicanalista ajuda o paciente a explorar memórias e narrativas pessoais em detalhes e, ao fazê-lo, analisa-as.