Marketing emocional

A “Obsolescência Programada”, nome atribuído ao tempo de “vida” dos objetos de consumo, tem sido planejada por especialistas com o intuito de limitar o tempo de uso dos objetos de consumo. Não à toa é comum ver pais que acabam gastando mais do que podem apenas para satisfazerem os prazeres dos filhos. O maior problema de satisfazer a vontade do adolescente é que esse prazer é momentâneo. Em alguns dias, algo novo será lançado e esse adolescente vai querer consumir novamente. Portanto, é necessário que os pais não cedam às vontades de consumo dos filhos. O consumo na adolescência é algo que deve ser analisado, pois pode se tornar um problema para a família.

O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana. Não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente.

Ao fazer uma pesquisa de mercado, você conversa diretamente com seu cliente ou público-alvo. Além de estar por dentro das tendências do mercado, sua loja tem que estar renovando o mix de produtos constantemente. Faça liquidações para esvaziar o estoque a cada estação e renove suas prateleiras sempre que possível. A consultoria e-bit estima que os dispositivos móveis irão alcançar uma participação de 10% do mercado até o final de 2015. E se o site de sua loja não suportar esse tipo de navegação, você terá uma significativa perda de clientes. Sabe quando você começa a procurar algo na bagunça de seu quarto e não acha, e então, você deixa para lá?

Todas essas informações vão te ajudar a entender e a usar melhor os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Com a popularização das lojas virtuais, surgiram os sites comparadores de preços. Com dois cliques, é possível colocar cupom de desconto lado a lado produtos de diferentes fornecedores e preços variados, e dessa forma é muito mais fácil fazer um bom negócio nas compras online. A variedade de produtos da loja Mercatto também chamou a atenção da vendedora Cristiana Mattos.

O que leva as pessoas a comprar?

Mundo

Nesse caso, ele vai aproveitar a fase de avaliação para explorar as possibilidades. E já que haverá inúmeras opções, ele provavelmente não voltará mais. Agora, porém, os potenciais clientes percorrem uma jornada de compra mais complexa até decidirem adquirir um produto ou contratar um serviço. Uma única loja virtual pode ter um uma Long Tail inviável para uma loja física.

Esse fator também inclui classe social, renda e nível de escolaridade. Fatores psicológicos – a resposta de todos a uma determinada campanha de marketing será baseada em suas percepções e atitudes. A capacidade de uma pessoa de compreender informações, sua percepção de sua necessidade, sua atitude, tudo terá um papel. Você pode, inclusive, ir além, implantando o sistema que além de resultados precisos, traz os semelhantes. Essa é uma maneira de mostrar que outras pessoas confiaram em você e não ficaram desapontadas.

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Em outro momento você irá apresentar a solução para os problemas apresentados. Este comportamento está ligado às compras não tão habituais, pois se trata de produtos mais caros, como um automóvel ou um pacote de viagem, por exemplo. Essa decisão de compra é mais complexa, pois, além de não ser feita com frequência, também envolve riscos e um alto investimento. Não é fácil entender os processos mentais do cliente, contudo, é possível entender melhor como funciona a decisão de compra, através do mapeamento de todo esse processo, além de um estudo do perfil do cliente. Outro dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor é o medo. Seja por uma experiência ruim com outra marca concorrente ou até mesmo um preconceito com o ramo que sua marca atua.

Dissonância cognitiva reduzida

20% gostariam de um modelo híbrido, mas predominantemente presencial. Equipes, por exemplo, devem entender e compreender a forma como cada indivíduo encara questões tão importantes para si mesmos. Sua marca ou produto, avalie se eles estão satisfeitos com o que você oferece e descubra seus hábitos de consumo. Calma, não é preciso bola de cristal para entrar na mente do seu cliente. Depois que o lead fez a compra, você pode comemorar, mas não pode relaxar a ponto de deixar o cliente de lado. O motivo é que o cliente vai continuar querendo — e merecendo — atenção.

Isso pode te deixar com pouco ou nenhum dinheiro para comprar as coisas que você precisa. Se você não seguir um orçamento – como todas as pessoas deveriam fazer -, a compra por impulso irá atrapalhá-lo e arruinar qualquer plano que você tenha para economizar dinheiro. O comportamento compulsivo é um tipo de consumo irracional, onde a pessoa afetada perde o controle de decisão, senso crítico e consciência social, política e ambiental. Você pode estar descontando suas emoções nas compras por impulso. Uma conexão física com um produto é criada quando estamos perto dele e quando podemos tocá-lo.