O que esperar depois da cirurgia!
A produção de hormônios se altera, o útero diminui, os seios aumentam, entre outras mudanças. Esse período é chamado de puerpério, e a gente convidou a doutora Nathalie Raibolt, ginecologista, especialista em doenças do colo do útero e sexualidade, pra falar mais sobre o tema. Leia mais ou geral Anestesia geral A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou…
O anestesiologista monitora o nível de açúcar (glicose) no sangue durante a cirurgia e administra mais insulina ou glicose, caso necessário. As pessoas não retomam seu regime de insulina em casa até retomarem sua dieta regular. A anestesia raquidiana e a anestesia peridural são tipos específicos de anestesia regional, em que o medicamento é injetado em volta da medula espinhal na região inferior das costas.
Cirurgia conservadora, usando um método minimamente invasivo pode ser uma opção e vai preservar o útero. De fato, a endometriose — uma condição marcada por cólicas menstruais severas, dor crônica e relações sexuais dolorosas — não é curada pela remoção do útero, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Mas se o colo do útero foi removido, demora cerca de seis semanas para a parte de trás da vagina curar. A menos que você pergunte, certos temas críticos e altamente sensíveis podem não surgir quando você discute prós e contras da histerectomia com seu médico. E, claro, havendo necessidade de outros tratamentos associados para o câncer, estes devem ser seguidos rigorosamente. “Eu lembro de duas partes com bastante clareza”, descreveu um paciente que tinha um grande buraco no fêmur.
Cuidados antes da Cirurgia
Os medicamentos para dor prescritos pelo médico, geralmente, são os analgésicos, como o paracetamol ou dipirona, ou anti-inflamatórios como ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo. Dependendo da intensidade dos sintomas, medicamentos mais fortes como tramadol, codeína ou morfina podem ser prescritos pelo médico. O controle da dor é muito importante pois reduz o tempo de internação e permite uma melhor movimentação do corpo, o que facilita e diminui o tempo de recuperação. Por isso atividades físicas e exercícios para o assoalho pélvico durante o pré-natal e também na fase pós-parto são muito importantes. As cirurgias íntimas são atualmente uma das que mais crescem entre todas as cirurgias plásticas. Em muitos casos, a amamentação ajuda bastante, principalmente nos primeiros meses, pois queima-se calorias para a produção de leite.
Inflamação no útero: o que é, sintomas, causas e tratamento
Um dos suplementos mais consumidos no Brasil, o ômega-3 apresenta muitos benefícios. Além de promover a neuroproteção, colaborar com a saúde neuromuscular e com o sistema imune, pode ser recomendado para o período de recuperação cirúrgica. Suplementar glutamina é importante para modular a massa muscular esquelética no período pós-cirúrgico, mas, também, para melhorar a contagem de linfócitos (células que ajudam na defesa do corpo) e no combate ao estresse oxidativo.
No caso de ser preciso ficar mais de 3 dias de repouso absoluto na cama é importante fazer exercícios respiratórios, para prevenir complicações a nível do pulmão e da circulação. O repouso depois de uma cirurgia é recomendado para permitir uma cicatrização correta dos tecidos, além de evitar que os pontos do corte saiam e a cicatriz se abra. Normalmente, o médico indica quanto tempo de repouso deve ser feito, pois pode variar de acordo com o tipo de cirurgia. Em cirurgias menos invasivas, como a laparoscopia, o tempo de recuperação é mais rápido e o médico pode permitir repouso alternado com caminhadas curtas pela casa, por exemplo. Após a cirurgia alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de complicações como infecções ou trombose, por exemplo.
Esses medicamentos devem ser tomados sempre nos horários estipulados pelo médico para garantir sua eficácia. De forma geral, deve-se lavar bem as mãos com água e sabão antes de trocar o curativo para evitar contaminação e o risco de infecção na cicatriz. Além disso, é importante sempre verificar se o curativo lipoescultura antes e depois está sujo, se a cicatriz tem mau cheiro ou está liberando pus, pois estes são sinais de infecção e, se for esse o caso, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. O paciente normalmente não precisa de transfusões de sangue nem de internação em UTI e, em muitos casos, já recebe alta no dia seguinte.
Pós-operatório
Na anestesia regional, que deixa dormente uma grande área do corpo, o medicamento é injetado em torno de um ou mais nervos e deixa dormente a área do corpo suprida por esses nervos. Por exemplo, injetando-se um medicamento em torno de determinados nervos, é possível amortecer os dedos da mão, do pé ou amortecer totalmente ou uma área específica dos membros inferiores e superiores. Um tipo de anestesia regional implica a injeção de um medicamento em uma veia (anestesia regional intravenosa). Com um dispositivo como uma bandagem elástica ou um manguito de pressão arterial, comprimem-se as articulações do membro com o corpo, retendo o medicamento nas veias desse membro. Esses tipos de anestesia consistem em injeções de medicamentos (como lidocaína ou bupivacaína) que deixam apenas partes específicas do corpo dormentes.
Em seguida, cubra a lesão com uma atadura, a fim de acelerar o processo de cura. O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D’Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Leave a reply