Lipoaspiração: como saber quando há indicação para o procedimento e seus derivados

A cânula vai fazendo movimentos de vai e vem, para abranger uma área maior de células adiposas. Por fim, ressalta-se que nenhuma variante da lipoaspiração deve ser vista como uma “solução milagrosa” para perda de peso. O objetivo, como foi dito, é apenas retirar o excesso de gordura localizada. Eventualmente, pode ser necessário mais de uma cirurgia para a retirada da gordura, visando a maior segurança do paciente. Esta prática pode ser mais frequente em situações onde ocorreu grande perda de peso pós-obesidade, como, por exemplo, em um paciente que realizou cirurgia bariátrica.

Não é uma operação barata, mas das 700 mil plásticas estéticas feitas anualmente no País, 140 mil são lipos. O número alto se deve, em parte, à grande quantidade de clínicas estéticas que realizam a cirurgia por preços bem baixos e com parcelamentos atraentes. RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – A morte da influenciadora e dançarina Luana Andrade, 29, na terça-feira (7), após uma lipoaspiração, reacendeu discussões sobre os riscos da remoção cirúrgica de gordura corporal. Trata-se de uma cirurgia na qual o grande objetivo é remover a gordura localizada de determinadas áreas do corpo.

O resultado buscado é o remodelamento corporal, ou seja, a maior definição e refinamento de contornos. Segundo o chefe do núcleo de plástica avançada da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Rodrigo Dornelles, a cirurgia tem riscos como os mais diversos procedimentos. “A lipoaspiração não é isenta de riscos, como perfurações e até reações adversas aos anestésicos podem acontecer, mas intercorrências cirúrgicas não são frequentes”, avalia. Outro fato que é amplamente discutido é a “pega” dessas células na área em que são depositadas durante a cirurgia. Caso isso ocorra, é possível reaplicar mais gordura caso se julgue necessário. De qualquer maneira, a medicina está evoluindo rapidamente neste setor e, até a data de publicação neste site, faz parte do arsenal terapêutico do cirurgião plástico moderno.

A lipo é uma técnica para retirar o excesso de gordura localizada abdominoplastia por meio de sucção feita  com uma fina cânula introduzida na camada subcutânea gordurosa. Essa cânula é ligada a um aparelho que suga de maneira controlada o tecido adiposo. Ricardo Cavalcanti, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica e Reparadora da UNIRIO, afirma que a lipoaspiração é para gordura localizada e não deve ser sugerida como cirurgia para emagrecimento.

Os riscos que envolvem a cirurgia plástica voltaram à tona no domingo (24), depois que a influencer Liliane Amorim morreu aos 26 anos depois de apresentar complicações em uma lipoaspiração. Após a morte da jovem, a influencer Thayara OG, de 28 anos, contou sua própria experiência com a cirurgia plástica. Ela lembrou que fez uma lipo lad em março do ano passado e teve de passar quase uma semana na UTI depois de também apresentar complicações com o procedimento. Para entender tudo o que é preciso ser observado antes de se decidir por uma cirurgia plástica, Quem conversou com o cirurgião plástico André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O Brasil é um dos países que mais busca procedimentos estéticos do mundo, tendo liderado o ranking em diversos anos. Trata-se de um procedimento cirúrgico para remover o acúmulo de gordura em áreas específicas do corpo, que não respondem bem à dieta e ao exercício físico, e melhorar o contorno corporal na região.

Newsletter do Portal Drauzio

Isso gera no leigo uma falsa ilusão.” Para o cirurgião, a “lipoescultura” nada mais é do que o lipoenxerto, técnica de retirada da gordura de determinada área corporal e injeção desta em outra parte do corpo, com objetivo de dar volume. A lipoaspiração não é um procedimento que promove uma perda de peso significativa, ela é uma técnica estética para remover acúmulos de gordura em localidades específicas e realçar o contorno corporal. No entanto, diferente de outras técnicas como a cirurgia bariátrica, é importante destacar que a lipoaspiração não é destinada à perda de peso. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os candidatos ideais são justamente pessoas que já têm um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de atividades físicas, e que não estão com excesso de peso. A lipoaspiração, procedimento estético cada vez mais popular no Brasil, virou tema de debate após a morte da influenciadora Luana Andrade, aos 29 anos, na última terça-feira (29).

Para o Cremesp, o quadro expõe a necessidade de escolher bem os profissionais responsáveis. Os valores de uma lipoaspiração variam bastante a depender da cidade, do estabelecimento em que ela será feita, da técnica utilizada, do profissional e de outros fatores como anestesia, medicamentos e exames. No geral, os preços costumam variar no Brasil entre R$ 7,5 mil e R$ 25 mil. O procedimento, por ter finalidade estética, não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça cuidados de pré e pós-operatório das cirurgias mamárias

Porém, esse método adiciona o risco de queimadura, portanto sua escolha deve ser ponderada com um cirurgião plástico. O que torna a lipoaspiração tão popular é a possibilidade de remodelar a figura corporal, removendo gorduras localizadas e tornando o corpo mais “perfeito”. Vaidosa, a catarinense de 27 anos buscou aperfeiçoar ainda mais suas curvas por meio de lipoaspiração, cirurgia plástica capaz de retirar gordura localizada. Era a terceira vez que a estudante de biomedicina e ex-assistente de palco em programas de televisão passava por uma lipo. Ela perdeu muito sangue, sofreu uma parada cardiorrespiratória e acabou morrendo ainda na mesa de cirurgia. Esses “desenhos” orientam o profissional sobre o percurso operatório, isto é, ajudam a identificar áreas onde haja maior ou menor necessidade de aspiração.3.

Para isso, é necessário fazer uma ou mais incisões na pele, em locais assinalados antecipadamente pelo cirurgião plástico. Lembrando que a cirurgia só deve ser feita após os 18 anos, não é recomendada a lipoaspiração para adolescentes, por uma série de fatores. Um deles é o fato de o metabolismo jovem favorecer a redução de gordura em determinadas áreas do corpo mediante disciplina alimentar e atividade física. “O que notamos com grande preocupação é a procura pela lipoaspiração quase como resultado de um modismo da ‘forma física ideal’, que deve ser conquistada rapidamente.

Porém, as células remanescentes poderão sofrer alterações, acumulando ainda mais gordura (hipertrofia), caso a pessoa ganhe peso. Toda pessoa que está em boas condições de saúde e deseja remover gordura localizada pode se submeter a uma lipoaspiração. Desde que a paciente esteja bem-preparada, ela pode realizar, sim, outros procedimentos. É muito comum aproveitar e já mexer em outras áreas, como a mama, por exemplo.

Quais hábitos aceleram a perda do colágeno na pele?

De acordo com os especialistas, todo esse processo vale a pena porque os resultados de uma lipoaspiração são duradouros quando hábitos de vida saudáveis são mantidos. “São pequenos orifícios feitos, o paciente pode em pouco tempo retornar às atividades laborativas, se afastar por pouco tempo das atividades físicas, assim o procedimento fica popular por resultar rapidamente. Mas a cirurgia necessita de cuidados de resguardo no pós-operatório, pois o corpo entende como trauma e reage na recuperação”, pontua. A cirurgia consiste em retirar a gordura localizada do corpo com uma cânula conectada a uma mangueira com vácuo.

Para outros problemas, como a pele descaída ou a celulite, e também para dar um melhor contorno a essas zonas do corpo após uma lipoaspiração, caso seja necessário, existem outros procedimentos que podem ser realizados. Se está a pensar nalgum tipo de intervenção, não se esqueça de começar por consultar o seu médico assistente e um cirurgião plástico. O entendimento do melhor momento para se fazer a cirurgia plástica só é feito durante a consulta médica com seu cirurgião plástico, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele vai nortear se é necessário perder mais peso antes do procedimento ou se você já está apta(o) para a lipoaspiração e suas variantes. O bom profissional deve aconselhar o momento correto de se fazer a cirurgia, visando sempre o bem estar e saúde do paciente. Como em toda e qualquer cirurgia, também é necessário preparo antes do procedimento.

Portanto, dependendo do caso, pode não ser aconselhável fazer lipoaspiração em várias áreas do corpo no mesmo tempo cirúrgico. Entre os procedimentos estéticos mais buscados pelas mulheres, ela só perde para a mamoplastia, aquela prática que aumenta o tamanho dos seios. Estamos falando da lipoaspiração, uma intervenção que, no final da década de 1970, foi considerada a maior descoberta da área da cirurgia plástica para remover o excesso de gordura localizada. Mesmo com fins estéticos, a lipoaspiração é recomendada para pacientes com saúde em dia, sem comorbidades, para diminuir os riscos, segundo o cirurgião Pedro Archer. Ela é recomendada para as pessoas que, mesmo com exercício físico, não conseguem retirar gorduras localizadas”, avalia. Alimentação balanceada A lipoaspiração, seja comum ou a laser, apenas remove as células adiposas existentes, mas não impede que as restantes voltem a inchar e que o resultado se perca.