VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM OS ELEVADORES?
Ao longo destes 2 mil anos de história, houve algumas variações (como a “cadeira voadora” que o rei Luís 15 da França tinha em seu palácio para chegar ao quarto de sua amante). Mas a maior modificação foi o sistema de segurança criado em 1852 pelo norte-americano Elisha Otis, cujo princípio ainda é utilizado atualmente. Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Em sua parte superior está a casa de máquinas, onde ficam a máquina de tração, o quadro de comando, o limitador de velocidade e o quadro de força do elevador. Ele conta com um conjunto que une cabina, armação e plataforma, chamado de carro, que sobe e desce através dos cabos. Ainda assim, no fundo do poço do elevador existe um sistema de para-choques, com molas ou cilindros hidráulicos que impedem a cabina de colidir com o solo. Este amortecimento é brusco e só entrará em ação em casos de emergência ou se o excesso de peso na cabina provocar uma falha no motor.
Caso o sistema de freio venha a falhar, um fato bastante raro, existe um outro dispositivo chamado freio de segurança. A cabina, local que as pessoas utilizam para o transporte, é sustentada normalmente por 6 a 8 cabos de aços. Para que o elevador funcione, a cabina e o contrapeso funcionam em conjunto, como uma gangorra. A nossa vida costuma ser tão corrida que não paramos para entender como funciona a tecnologia por trás de muitas das coisas que usamos com frequência, como se dá no caso dos elevadores.
Quanto um elevador gasta de energia?
Seu sistema de funcionamento baseia-se na liberação controlada de óleo através de um bloco de válvulas e um sistema lógico programável. As atividades executadas pelo elevador são comandadas Monta Prato por um software instalado em um quadro de comando. É ele que faz a cabine subir e descer, reduzir a velocidade ao chegar no andar desejado, abrir e fechar as portas, entre outras funções.
Elevador hidráulico: como funciona, preço e vantagens
A cabine do elevador, que transporta os passageiros, sobe e desce na chamada caixa de corrida do elevador. Já na parte inferior fica o poço do elevador, onde também ficam os amortecedores. Já a máquina que consegue levar mais pessoas fica no Japão, e pode transportar 80 pessoas em uma só viagem. Por fim, o elevador que possui o trajeto mais longo está na mina Mponeng, na África do Sul. Inventado há mais de 2 mil anos atrás, existem alguns modelos de elevadores que entraram no livro dos recordes mundiais.
Ele avalia qualquer anormalidade no funcionamento da cabine e aciona um sistema de frenagem em caso de perigo. Localizado na caixa de máquinas, o limitador de velocidade precisa passar por manutenção para manter o bom funcionamento. Sempre feitos de aço, os cabos de tração conectam a cabine ao contrapeso, passando por uma peça de ferro que é fundida em ferro e se chama polia. Elevadores comuns em geral possuem seis ou oito cabos, mas esse número pode aumentar de acordo com o modelo da máquina. O motor é responsável por gerar o movimento dos cabos de tração, elevando ou abaixando a cabine de forma a acessar os diferentes andares do edifício.
Verifique se o mesmo está no andar.
Os preços dos elevadores hidráulicos se iniciam em 8 mil reais e podem chegar até 50 mil reais. A variação de preço se deve a fatores como a capacidade de peso do elevador, a altura e o tempo de elevação, por exemplo. Imagina o esforço que você precisaria fazer para subir 10 andares carregando caixas ou itens pesados? Além disso, os elevadores facilitam a locomoção de pessoas com dificuldades de movimentação e evitam acidentes em escadas, já que aparece como uma alternativa a elas. Se você é uma pessoa curiosa e já se perguntou como funciona um elevador, chegou ao lugar certo! Esse é um item muito presente em prédios com grande número de moradores e condomínio comerciais, e o uso dele é uma forma extremamente prática e cômoda para se locomover pelos andares de um edifício.
Muita gente usa esse equipamento, porém, são poucos os que sabem como funciona um elevador. O elevador é um dos meios de transporte mais usados do mundo, além de ser um dos mais seguros também. Diariamente, milhões de pessoas fazem uso deste equipamento, mas certamente muitas delas não imaginam como ele funciona. O elevador se tornou um equipamento tão comum no dia a dia das pessoas que informações bem interessantes sobre o seu funcionamento acabam passando despercebidas. Pelo matemático e engenheiro grego Arquimedes, podemos afirmar que esse objeto de locomoção mudou pouco desde que foi mostrado pela primeira vez ao mundo.
O mais veloz fica na China, e esse modelo vai do térreo ao 95º andar em 45 segundos, subindo vinte metros por segundo. Ao apertar o botão para a viagem, você está acessando o quadro de comandos que envia um sinal para a máquina de tração, indicando qual movimento deverá ser realizado, o conhecido sobe ou desce. Com um esquema de polia e contrapesos, controlado eletronicamente nas versões atuais. Grosso modo, sua mecânica não mudou muito desde que foi inventado, em 236 a.C., pelo matemático e engenheiro Arquimedes.
Leave a reply
Cancelar resposta